Sejam bem vindos!

Entrem e fiquem à vontade. Espero que gostem do blog! Deixem seus comentários, considerações, sugestões, respondam à enquete... Participem!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lousa interativa: sonho de alunos e professores por aulas mais interativas, dinâmicas e atrativas se torna real no IFRJ/Campus Volta Redonda
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ criado em 2008, a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis, inaugurou naquele mesmo ano um campus em Volta Redonda, proporcionando à comunidade do município o acesso e a permanência à educação pública, gratuita e de qualidade sem necessitar se deslocar do interior para os grandes centros urbanos.

Oferecendo ensino médio integrado e concomitante, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas, mestrado, doutorado, a rede federal de educação profissional é referência e seus alunos sempre estão nas primeiras colocações das avaliações nacionais. A rede busca qualificar profissionais, ampliar o acesso às conquistas científicas e tecnológicas, promover a pesquisa e o desenvolver novos produtos e serviços com o foco no setor produtivo, conforme informações do Ministério da Educação que podem ser obtidas através do site http://redefederal.mec.gov.br/.

O IFRJ - Campus Volta Redonda atualmente oferece o curso integrado ao Ensino Médio de Técnico em Automação Industrial, o curso concomitante/subseqüente ao Ensino Médio de Técnico em Metrologia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física e Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências e Matemática, eventos de divulgação científica, cursos de extensão, além de oferecer em parceria com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, os cursos concomitantes/subseqüentes de Técnico em Vendas, Técnico em Comércio, Técnico em Finanças. Acesse http://www.ifrj.edu.br/ para outras informações.

Em plena expansão, o campus tem investido em laboratórios e equipamentos, dentre os quais destaca-se a lousa interativa. A lousa interativa, conforme o site http://www.lousainterativa.com.br/noticias/o-que-e-lousa-interativa compõe um conjunto de equipamentos tecnológicos altamente preparados para receber interações tecnológicas e de usuários:

Projetor: projeta as informações do computador
Computador: comanda as interações
Programa da Lousa Interativa: oferece ferramentas que possibilitam ações, atividades e apresentações com outros aplicativos do computador

Felipe Cavalcanti, técnico que atua na Coordenação de Suporte e Tecnologia da Informação do IFRJ - Campus Volta Redonda, esclareceu que a lousa interativa é um quadro com tecnologia touchscreen (tela sensível ao toque) interligado a um projetor de alta resolução, acoplados a um computador, que não vem de fábrica. Felipe conta que a lousa foi criada para ser um sistema intuitivo, não exigindo grandes conhecimentos técnicos para utilizá-la e com um programa próprio para utilizá-la como um quadro-negro. Ainda assim, é possível utilizar qualquer outro programa que seja compatível com o computador utilizado.

Um simples toque na lousa é como um clique de um mouse, afirma Felipe, mas, informa, também podem ser utilizadas canetas para “riscar” no quadro e ainda, mover objetos na tela ou abrir programas, com possibilidade de salvar as interações para consultas posteriores, inclusive possibilitando o compartilhamento entre os alunos.



Veja algumas fotos do laboratório e dos equipamentos que compõem a lousa interativa:


             
Fotos: Aline Hygino

Com autorização da Diretoria-Geral do campus foram realizadas pesquisas de opinião com  professores e alunos sobre a experiência com esta nova tecnologia e seu uso em sala de aula.



A professora Bianca disse que é um recurso que torna as aulas muito mais interessantes, mas tem muitas funções que precisam ser exploradas, “é igual ao Word e Excel, só vasculhamos quando necessitamos“. Em suas aulas de Tratamento de Dados, a professora contou que usa muito o Excel e que a lousa interativa auxiliou a mostrar as fórmulas e funções, ao mesmo tempo em que os alunos executavam as tarefas.

Em relação à sua percepção sobre os alunos, a professora Bianca relata:

“Eles fizeram aquela cara de espanto, curiosidade, falaram que era uma inovação no Instituto. Todos queriam mexer, escrever de canetas coloridas, colocar seus nomes e recados, mas quando passo algum trabalho e tem que apresentar para a turma, utilizando a lousa, ficam tímidos, com medo. Isso é bem interessante.”

Como os alunos ainda se mostram tímidos ao utilizar a lousa, a professora afirma que tem levado com frequência seus alunos ao laboratório, sempre incentivando que explorem os recursos interativos.

Veja algumas fotos:
  

Fotos: Aline Hygino

A aluna Alana afirma que a lousa interativa é um excelente material para alterações de imagens, planilhas e arquivos durante a aula, mas com apresentações prontas funcionaria apenas como um projetor. Disse que acredita ser um recurso fundamental para aulas com figuras em três dimensões, como a movimentação das formas geométricas em torno do eixo, em Geometria e como exemplo a disposição de átomos que constituem uma molécula complexa, em Química, permitindo que os alunos possam “enxergar” por completo o que o professor ensina, o que em um quadro negro com o uso de giz seria impossível.

Como recurso facilitador do aprendizado, a aluna considera que sozinha a lousa interativa não facilita, pois acredita ser importante o professor saber coordenar o uso da lousa e do material adequado.

Assim, é possível considerar que a tecnologia cada vez mais presente em sala de aula é um recurso a mais para o professor, que facilita e dinamiza sua prática educativa, mas que depende de um bom planejamento, com objetivos claros que viabilizem uma mediação produtiva para que o aluno construa seu conhecimento.


8 comentários:

  1. Este espaço está esperando por você! Deixe seus comentários sobre o que achou desta notícia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aline, sou Luciana Marques, aluna do Polo Três Rios.
    Gostei muito da sua noticia, eu ainda não conhecia a lousa interativa. Realmente é um recurso que não vai poder mais faltar nas salas de aula.
    Se também quiser visitar meu blog: http://lucianamarquesinformatica.blogspot.com
    Trago no meu blog uma noticia sobre o quanto o uso do Blog é importante na educação.
    Abraços para você e parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Como vai Aline, eu sou aluna do Pólo de Três Rios , gostei muito da sua notícia , como a Luciana eu também não conhecia lousa interativa, é um recurso muito interessante para a educação ; espero poder ter a oportunidade de um dia utilizá-la como recurso pedagógico. Abraços ,MAGALI LUCIANO CAETANO MATRÍCULA: 20071603244

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice!
    Meu nome é Mara R> F. Noronha sou do polo de volta Redonda> Já havia ouvido falar sobre este projeto lousa interativa, mas nunca com tantos detalhes como voce o fez em sua reportagem.
    Com certeza este é um grande recurso didático do qual, nós professores poderemos estar uzando como auxiliar em nosso trabalho.
    Parabens pela reportagem! Meu blog é; http://maramarar.blogspot.com/feeds/posts/default.
    Mara.

    ResponderExcluir
  5. Oie! Bem vinda ao mundo dos blogs!

    Beijinhos,

    moraesaline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline
    Adorei sua notícia e conhecer mais essa nova tecnologia, saber que já está a disposição em nosso município.Assim as aulas com lousa interativa, se tornam mais dinâmicas e motivadoras.
    Ana Lucia-Licenciatura em Pedagogia- Pólo Volta Redonda

    ResponderExcluir
  7. Olá!Aline,gostei desta novidade espero que chegue rapido este recurso tecnologico para nossa sala.Ana Claudia

    ResponderExcluir
  8. Olá! Pergunto-me quando todos os professores terão oportunidades de lidar e acompanhar a evolução das tecnologias contemporâneas. Cada dia mais são requeridas habilidades diferenciadas ao professor. Devemos estar atentos a isto como forma de não nos tornarmos obsoletos, além disto, o cidadão/aluno que lidar conosco em sala de aula deve refletir sobre a tal "modernidade", em geral, temos nos comprometido com isto? A lousa interativa atingirá todas suas capacidades educacionais?

    ResponderExcluir